Como dar uma boa casa ao seu cavalo
O cavalo preso não deveria ter como principio restringir as suas necessidades básicas. Sendo estas viver em conjunto, sentir-se seguro, confortável e poder brincar.
Sendo assim, deve-se construir um ambiente que proporcionará algumas destas sensações.
Ao lado temos dois exemplos do que seria algo ideal; porém é possível alcançar o necessário com muito mais simplicidade.
Os principais Itens que devem constituir a construção de uma baia são:
1. Luminosidade/iluminaçao;
2. O Tamanho da baia;
3. A Ventilaçao;
4. O Chão e Cama;
5. O Cocho.
O cavalo preso não deveria ter como princípio restringir as suas necessidades básicas. Sendo estas viver em conjunto, sentir-se seguro, confortável e poder brincar.
Sendo assim, deve-se construir um ambiente que proporcionará algumas destas sensações.
Ao lado temos dois exemplos do que seria algo ideal; porém é possível alcançar o necessário com muito mais simplicidade.
Os principais Itens que devem constituir a construção de uma baia são:
1. Luminosidade/Iluminação;
2. O Tamanho da baia;
3. A Ventilação;
4. O Chão e Cama;
5. O Cocho.
Com isso, pode-se construir uma baia em qualquer lugar; desde que proporcione o devido conforto ao cavalo e às pessoas.
A baia deve ter portas que permitam a entrada de luz solar que faz bem ao humor e ao corpo do animal, sendo também indispensável para a sua produção de vitamina D. A baia deve ter uma luz instalada; a lâmpada não tem necessidade de ser muito forte, já que os cavalos são sensíveis a mudanças de luminosidade, podendo ficar inquietos quando sujeitos a tais variações. A lâmpada deve ser sempre protegida por uma tela e os fios fora do alcance do animal, onde eles em momento de tédio podem querer mordiscar os fios.
O tamanho da baia deve ser no mínimo 3 metros de largura. Já se o caso for o de uma égua prenha prestes a dar a luz, o tamanho é de 4 metros de largura. A altura deve ser de no mínimo 2,8 metros, para que quando o cavalo empine não machuque a sua nuca; mesmo sendo um evento raro em uma área fechada.
A ventilação fornecida apenas pelo portão não é suficiente nem saudável; já que em dias de frio ou chuva este permanece fechado, não renovando o ar em seu interior. Dessa forma é necessário que haja no mínimo mais duas entradas para que o ar sempre circule e seja renovado.
O chão deve ter uma leve inclinação para que o escoamento da água usada para limpar a baia e urina ocorra para um ralo ou uma calha para fora da baia. Desta forma o chão de concreto se torna a alternativa mais fácil de manter e limpar. Este deve ser bem áspero para que o cavalo não escorregue quando o chão estiver úmido ou molhado. A cama deve ser um fator amaciante para o animal quando quiser se deitar ou mesmo para ficar de pé. Esta deve manter a baia seca e ser fácil de limpar. Algumas destas opções são: serragem, feno, entre outros.
O cocho é uma forma de trazer praticidade na hora de alimentar seu cavalo. Podendo ser de concreto ou de plástico, encaixado ou fixo na parede a um metro de altura. O cocho de água e comida deve ser colocar em um local arejado da baia, para que a água esteja sempre fresca e limpa e o alimento não azede. Dessa forma a limpeza deve ser feita regularmente mantendo o ambiente limpo e confortável.

Retratado acima, vemos uma égua acompanhada ainda do seu potro ao pé, em um ambiente iluminado, arejado, limpo, seco e com um excelente tamanho.

Nesta imagem temos mais um perfeito exemplo do que seria uma instalação adequada. Tanto para padrões de higiene quanto para tamanho e iluminação; tendo ainda a possibilidade dos cavalos poderem ter contato social.

Retomando o que foi abordado sobre o que seria o ideal na questão estrutural de uma cocheira, podemos ver a cima um exemplo da teoria transformada em prática.
Atenção para com os erros de instalação!
Quando se pensa em ter um cavalo preso, deve-se ter em mente as melhores condições para o animal.
Isso inclui desde o tamanho e disposição do cocho de comida e água, tamanho e altura da cocheira, ventilação disponível até a iluminação e material da cama que será utilizado.
Nestas duas imagens podemos ver o que não seria uma instalação adequada. Por que:
- O cavalo mal consegue se mover. Por isso a importância do tamanho da baia que deve ter no mínimo 3 metros de largura.
- O cocho para a comida deve estar dentro da cocheira e ter a possibilidade de ser limpo para que se tenha uma melhor higiene, sem acumulo de comida velha e não utilizada (que azeda com o tempo podendo resultar em cólicas).
- Vale o mesmo para a água, que deve estar num local arejado da cocheira, com fácil acesso e limpeza regular para que a mesma esteja sempre fresca e limpa.
- O material da cama deve ser um fator amaciante e que mantenha a superfície seca sendo ainda fácil de limpar. Como o cavalo se deita, a cama deve proporcionar conforto para que não se machuque ao se deitar e levantar. Duas opções de cama seriam serragem e feno.
- Podemos ver ainda que há uma falta de aberturas para permitir uma melhor ventilação para a renovação do ar.
Este conjunto de fatores (ausente nas imagens), deve resultar em um ambiente arejado, seco, iluminado, ventilado e confortável; onde o cavalo possa exercer das suas necessidades básicas, junto a facilitação do manuseio da instalação pelo tratador.

Nesta imagem vemos o cocho fora da baia que é pequena e úmida, estando ainda sem cama e com ausência de outras passagens de ar para melhor ventilação.

Nesta imagem, vemos algo semelhante à de cima. A baia é muito pequena, úmida, não tem um material de cama adequado e tem pouca ventilação pela falta de aberturas extras.
- Tamanho: deve ter no mínimo 3 metros de largura para que o cavalo possa se virar, alcançar todo o seu corpo, deitar e levantar.
- Cocho de água: deve estar em um local arejado e fácil de limpar, mantendo a água sempre fresca e limpa.
- Cocho de comida: deve estar em um local arejado e fácil de limpar, de modo que a comida não azede.
- Material da cama: Tem uma função de manter o chão seco e macio para o cavalo; dessa forma deve ser fácil de limpar e troca. Duas sugestões de material a ser usado são serragem e feno.
- Ambiente: deve ser arejado, iluminado (boa altura) e seco.
Dessa forma podemos fazer um
resumo dos itens mais importantes relacionados a suas necessidades: